A Castanha Portuguesa

A Fazenda Portal da Luz produz castanhas do tipo portuguesa - em realidade, as espécies são asiáticas. O castanhal foi plantado em 1970 e as árvores, muito frondosas, produzem frutos, cujo tamanho e dulçor são acima da média, graças a muita dedicação à melhoria da fruta.

 

Além da castanha in natura, oferecemos produtos derivados de castanhas, como doces, farinhas e, agora em fase de testes com diversos desenvolvedores, cerveja.

 

Benefícios da castanha portuguesa:

  • Rica fonte de vitaminas E e C: a primeira retarda o envelhecimento por meio do combate aos radicais livres agindo como agente antioxidante. Já a vitamina C combate infecções e fortalece o sistema imunológico;
  • Alta quantidade de fibra, contribuindo para o melhor funcionamento do intestino;
  • Alimento com baixo teor de gordura;
  • Previne cólicas;
  • Ajuda na melhor função cerebral por ter vitaminas do complexo B;
  • Reduz o risco de AVC e doenças cardíacas por conter ácidos graxos em abundância e regular o colesterol. 

 

Não contém glúten e um importante substituto da farinhas de trigo. 

Doce de Castanha Marrom Glacê

Castanha Portuguesa plantação e produção da Fazenda Portal da Luz, localizada em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. De localização privilegiada, no coração do vale de São Bento do Sapucaí e de frente pra famosa Pedra do Baú, a poucos quilômetros de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, a fazenda é produtora de castanha portuguesa, faz geleias, doces com frutos do seu pomar, e produz vinhos de colheita de inverno e verão, como os tintos Syrah, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Malbec, e brancos oriundos da uva Viognier, Chardonnay e Pinot Meunier.

Da nossa plantação de castanhas, colhemos os frutos mais doces para o preparo do famoso marrom glacê, nosso doce de castanha portuguesa sem igual. 

 

Sem adição de nenhum tipo de conservante, o melhor de cada ingrediente é ressaltado numa mistura perfeita de açúcar, castanha portuguesa e um toque de baunilha.

 

Esse doce é perfeita para ser comido com sorvetes, bolos, pães, com queijos moles ou apenas como sobremesa principal. 

Farinha de Castanha Portuguesa

Farinha de castanha portuguesa plantação e produção da Fazenda Portal da Luz, localizada em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. De localização privilegiada, no coração do vale de São Bento do Sapucaí e de frente pra famosa Pedra do Baú, a poucos quilômetros de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, a fazenda é produtora de castanha portuguesa, faz geleias, doces com frutos do seu pomar, e produz vinhos de colheita de inverno e verão, como os tintos Syrah, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Malbec, e brancos oriundos da uva Viognier, Chardonnay e Pinot Meunier.

Após colhida, a castanha portuguesa é desidratada e seca e processada aqui na fazenda.

 

Com a farinha de castanha pode-se fazer pães, bolos, gnocchi, polenta, massas, e não possui glúten.