Nosso método de fazer vinhos

A Serra da Mantiqueira tem um clima único: chuvosa no verão, o seu outono e inverno são secos, de noites frias e de dias que podem chegar a temperaturas altas. A combinação dessa amplitude térmica com o tempo seco reproduz as condições climáticas de regiões que produzem grandes vinhos.

 

Assim, com o sistema de dupla poda – a poda é realizada duas vezes, atrasando a produção dos cachos –, a videira, “enganada”, dá os seus frutos no inverno, aproveitando os elementos excepcionais do terroir. O resultado é de vinhos encorpados, bastante alcoólicos, com aromas acentuados de frutas vermelhas maduras e alcaçuz. As uvas são a Syrah e, com condições específicas, a Cabernet Sauvignon e a Viognier.

 

No entanto, temos tido sucesso também com a produção de vinhos no verão, com as uvas em seu ciclo normal, apesar de eventuais excessos de água. Para tanto, cobrimos as fileiras de uvas tintas, com exceção da Pinot Noir, para evitar o excesso de chuvas, criando um microterroir próprio e único. Aqui estão a Malbec e a Petit Verdot, e, se não invertido o seu ciclo, pela dupla poda, a Cabernet Sauvignon. Os vinhos são mais leves, translúcidos, de vermelho vivo.

 

As uvas brancas e a Pinot Noir, voltados para a produção de espumantes ou de varietais, não recebem cobertura.

 

Nossos vinhos não passam por envelhecimento em barrica de carvalho. 

 

FAÇA SEU PEDIDO POR WHATSAPP

12 99703 7711

 

Enviamos para todo o Brasil

Os vinhos que produzimos

Vinho trinca safra de 2018 de produção da Fazenda Portal da Luz, localizada em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. De localização privilegiada, no coração do vale de São Bento do Sapucaí e de frente pra famosa Pedra do Baú, a poucos quilômetros de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, a fazenda é produtora de castanha portuguesa, faz geleias, doces com frutos do seu pomar, e produz vinhos de colheita de inverno e verão, como os tintos Syrah, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Malbec, e brancos oriundos da uva Viognier, Chardonnay e Pinot Meunier.

Trinca 2018

Safra: 2018

 

Colheita: verão

 

Uvas: Cabernet Sauvignon (58%), Malbec (36,5%) e Petit Verdot

(5,5%)

 

Teor alcoólico: 13,5%

 

Características: Ao olor de frutas vermelhas frescas, com certo dulçor, do Cabernet Sauvignon, junta-se a potência macia do Malbec, sua adstringência; o Petit Verdot contribui com o toque de acidez e taninos, além de aproximar o vinho da cor da ameixa preta.

 

Filtragem: não foi filtrado; assim, eventual borra, antes de ser um defeito, mantém a qualidade do resultado.

Vinho syrah de safra 2017 de produção da Fazenda Portal da Luz, localizada em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. De localização privilegiada, no coração do vale de São Bento do Sapucaí e de frente pra famosa Pedra do Baú, a poucos quilômetros de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, a fazenda é produtora de castanha portuguesa, faz geleias, doces com frutos do seu pomar, e produz vinhos de colheita de inverno e verão, como os tintos Syrah, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Malbec, e brancos oriundos da uva Viognier, Chardonnay e Pinot Meunier.

Syrah 2017

Safra: 2017

 

Colheita: inverno

 

Uvas: Syrah (100%)

 

Teor alcoólico: 14,2%

 

Características: É vinho de vermelho escuro brilhante, de olor de frutas vermelhas maduras, com um toque intenso de alcaçuz. Tem muita estrutura.

 

Filtragem: filtrado

 

 

ESGOTADO

 

Vinho malbec pinot noir meio a meio plantação e produção da Fazenda Portal da Luz, localizada em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. De localização privilegiada, no coração do vale de São Bento do Sapucaí e de frente pra famosa Pedra do Baú, a poucos quilômetros de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, a fazenda é produtora de castanha portuguesa, faz geleias, doces com frutos do seu pomar, e produz vinhos de colheita de inverno e verão, como os tintos Syrah, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Malbec, e brancos oriundos da uva Viognier, Chardonnay e Pinot Meunier.

Meio a Meio 2015

Safra: 2015

 

Colheita: verão

 

Uvas: Malbec (50%) e Pinot Noir (50%)

 

Teor alcoólico: 14%

 

Características:

Este vinho quebra dois paradigmas: o de que a Pinot Noir boa só é produzida em poucos lugares no mundo; e o de que a Malbec meridional precisa de terroir andino.

Nesta inusitada parceria de uvas colhidas no verão, o vinho resultante é vermelho claro, translúcido, como o Pinot Noir; no teste de boca e nariz, contudo, sente-se a potência macia do Malbec, sua adstringência, mas com uma contraditória doçura de morango maduro. Este vinho tem muito frescor. 

 

Filtragem: filtrado

 

 

ESGOTADO

 

Peça seu pedido de vinho